Nasceu no dia 9 de dezembro de 1852, em Pernambuco, e faleceu no Ceará no dia 4 de maio de 1896. Graduou-se em Direito no ano de 1874. Ensinou retórica no Colégio de Belas Artes. Entretanto, em 1882, passou a ser professor substituto na Faculdade de Direito do Recife, alçando o título de catedrático apenas em 1887.
Em um de seus primeiros trabalhos, Barros Guimarães escreveu uma tese sobre Direito Civil. Depois, veio a publicar sua primeira obra: Elementos de Direito Romano em 1883. Essa obra, apesar de não ser extensa, contém informações importantes sobre essa matéria. O autor dividiu o livro em vários títulos, a fim de especificar e melhor abordar os assuntos propostos.
Barros Guimarães também foi designado, em 1892, para ir ao exterior e conhecer os métodos de ensino que eram abordados nesse meio para servirem de referências nos Cursos Jurídicos do Império no Brasil. Em sua viagem ao estrangeiro, tinha o intuito de aprender didáticas, adquirir conhecimentos variados e ponderar, assim, sobre os métodos dos países europeus, como França, Alemanha e Itália. Suas impressões foram registradas através de um relatório de importante valor que foi entregue e apresentado ao Governo. Esse documento objetivava aplicar os melhores aprendizados e experiências de Barros Guimarães nos cursos jurídicos brasileiros e aplicá-los na realidade de todo ensino nacional.
Guimarães também era elogiado por sua eloqüência e por ter um discurso hábil, inteligente e por ser considerado um professor brilhante, segundo o relato de Clóvis Beviláqua. Barros Guimarães, seguia valores de cunho conservador e atuou no jornalismo em um jornal tradicionalista, a fim de rebater com opositores, preservar seu partido e defender seus ideais.
Obras:
- Elementos de Direito Romano. 1883. (Sumário) (Obra Completa)
Fonte:
BEVILAQUA, Clóvis. História da Faculdade de Direito do Recife. 3ª ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012
E,foi recompensado seu esforço,dando nome a um importante colégio desta gloriosa cidade.
ResponderExcluirEstudei no barros e não sabia que o seu nome vinha de um filho da terra
ResponderExcluir