segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Borborema, a empresa que teve sua origem no município de Glória do Goitá!

Borborema, a empresa que teve sua origem no município de Glória do Goitá!
Trata-se do casal José Lopes de Vasconcelos (Sr. Té Lopes) e dona Olga Ribeiro de Vasconcelos. Ele, nasceu em Glória do Goitá no dia 12 de Outubro de 1928; já dona Olga nasceu no então distrito de Chã de Alegria em 15 de dezembro de 1930. Ainda muito jovem, iniciou um empreendimento que galgou os maiores patamares da época. Após ganhar um ônibus de seu pai, o comerciante Ernesto Lopes de Vasconcelos, Té desenvolveu esforços que o levaram a fundar no início dos anos 50, a Alta Viação Glorience que posteriormente passou a se chamar Borborema, única empresa de turismo da região, com intinerários levando os glorienses a Chã de Alegria, Vitória de Santo Antão e Recife. 
Algo que até hoje permanece como um arquivo na memória dos que vivenciaram este período, é a organização que existia na empresa: o escritório, a dedicação dos funcionários, a oficina, garagem etc. O maior interesse sempre foi servir a população de Glória com tamanho apreço, afinal, ele amava sua terra e mantinha tamanho carinho por seus conterrâneos. 
Apesar de manter boa condição social, sempre esteve ao lado das pessoas; exercer a ação social era algo contínuo para o casal. 
Festas religiosas e culturais, os bailes de dona Olga, e o carisma em meio ao povo são características que o definem.
Quis Deus em seus desígnios que em 1964, aos 36 anos, vítima de uma doença rara viesse à óbito, o que causou tamanha comoção no município . 
O poeta Rafael Neto, escreveu literatura de cordel sobre a história do antigo empresário, que foi recitada na Câmara de Vereadores em 2014 numa Sessão Solene, dentre tantos versos, encerrou o poeta:
“Ninguém mais vê sua imagem 
Ninguém ouve sua voz 
E uma salva de palmas 
Quero pedir logo após 
A um personagem que abriu estrada pra nós.”
O neto do casal, Luciano Vasconcelos Júnior lançará, em breve, uma biografia relatando a história do renomado empresário, bem como a relação do mesmo com nossa cidade.

4 comentários:

  1. acho que você ta errado a respeito do nascimento da Borborema ser em gloria,o empresario e coronel do exercito brasileiro por chuambar comprou as linha TANTO DE GLORIA COMO DE VITORIA COM TODA FROTA DE ÔNIBUS DA ÉPOCA QUE EXISTIA NA CIDADE DE VITORIA E GLORIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Antônio. O empresário citado na história é meu avô.
      A Borborema não nasceu em Glória, de fato. Meu avô fundou no início dos anos 1950 a Alta Viação Gloriense, empresa de transporte coletivo que atendia a Glória, Chã de Alegria (na época, distrito), e Vitória de Santo Antão.
      Em 1964, antes de falecer, vendeu a empresa ao Sr. Arthur Schuamba que, a partir daí, fundou a Borborema.
      Registre-se que, antes que existisse a Borborema, era a empresa pertencente ao meu avô que servia à população.
      Espero ter esclarecido.
      Abraço fraterno.
      Luciano.

      Excluir
  2. É verdade, Luciano. Eu mesma, viajei muito para Vitória, junto a meu pai, Seu Pirrito

    ResponderExcluir