sexta-feira, 3 de julho de 2020

A Botija Vazia da Praça do Cristo

   Na virada do ano de 1900, foi realizado um evento de inauguração do monumento central da Praça do Cristo redentor que fica localizada na frente da prefeitura. Onde foram depositadas no seu interior vários documentos relacionados ao período vivido naquela época e o mesmo foi lacrado  por cerca de 100 anos.
    Na semana de aniversário de emancipação política do ano 2000, onde todo o Brasil comemorava a passagem do século, foi marcada a reabertura da suposta botija de documentos históricos, este evento estava sendo esperado com muita expectativa por muitos moradores do município de Glória do Goitá. Todos compartilhavam uma mesma vontade, de encontrar vários documentos históricos do século anterior ou curiosidades que os moradores daquela época haviam depositado, na suposta botija de documentos do século anterior.
   Chegado o dia da abertura do monumento, uma quantidade significativa de pessoas esperavam ansiosas para ver as surpresas que aquele local lacrado a mais ou menos 100 anos, reservava para aqueles que ali estavam.
   A grande expectativa no final se converteu em uma grande decepção. Ao abrir o monumento, o local onde estava a suposta botija de documentos antigos, estava apenas cheia de poeira e a decepção foi geral. Muitas explicações foram levantadas em relação ao motivo do local está totalmente vazio. A mais convincente até hoje é que os documentos históricos, foram colocados dentro do monumento da praça, sem nenhuma proteção e no decorrer dos  anos, foi consumida por fungos, pelo tempo e pelo mofo, restando apenas poeira, 100 anos depois.

Fonte: Cassia Nere e Dona Mariinha.

5 comentários: