Sua primeira professora foi d. Enedina com quem estudou por pouco tempo, pois precisava trabalhar. Anos mais tarde, já casado, concluiu o Ensino Fundamental.
Foi agricultor, pedreiro, oleiro, comerciante, ambulante e funcionário público. Graças ao seu interesse pelos estudos, sempre leu muito chegando a ser professor alfabetizador de adultos.
Na política, chegou a exercer três mandatos como vereador e no período de julho de 1975 a 31 de janeiro de 1977, na qualidade de vice-prefeito, exerceu o cargo de prefeito do município, uma vez que o prefeito renunciou. O que fez com muita dedicação e honestidade.
Quem conhece Glória do Goitá, conhece seu Pirrito, pois ele é um homem que se destaca como pessoa da igreja, onde fundou a Sociedade de São Vicente de Paula na década de 1950, e participante ativo de todos os movimentos da cidade, sejam eles culturais, políticos ou esportivos.
Foi fundador e presidente da Sociedade Beneficente 21 de Abril. É uma sociedade sem fins lucrativos que dá assistência a mais ou menos 1200 sócios.
Quanto à vida cultural, fundou a Associação Cultural Atlética Gloriense – ACAG, em fevereiro de 1959, sendo presidente durante 21 anos.
Em 2006, recebeu o prêmio-homenagem como Mestre do Saber Popular, conferido a artistas da Bacia do Rio Goitá.
Fonte: Rafael Oliveira.
Urbano de Souza Costa, Sr. Pirrito como é conhecido pelos glorienses, sua história de um homem trabalhador, honesto, amigo de um caráter admirável, dentre outras caraterísticas que são tantas, tenho enorme carinho e admiração, gosto de ler seus livros onde o mesmo conta vários momentos de nossa cidade, que orgulho veio do Sítio Cumatis, pedacinho de um lugar que guardo boas lembranças.
ResponderExcluir