domingo, 5 de julho de 2020

Imagens Inéditas das atividades de construção da atual igreja matriz da cidade de Glória do Goitá


   Devido a deteriorização da antiga igreja matriz de Glória do Goitá, que ficava localizada no centro da praça que hoje chamamos popularmente de praça de eventos, nominada por lei como praça Joaquim Nabuco, o Padre Pedro de Souza Leão recém chegado de Vitória de Santo Antão, sua primeira paróquia, teve a audaciosa ideia de construir uma nova igreja matriz. O local até então escolhido foi justamente onde na época ficava a acasa paroquial, que teria que ser demolida para dar lugar a construção do novo templo.


Devido as dificuldades logísticas daquele período o até então Pároco da época Padre Pedro de Souza Leão teve algumas idéias que marcaram aquela geração e deram um brilho a mais aquele grande período de nossa cidade.

  A primeira ideia foi criar a peregrinação de Nossa Senhora das Graças, em que uma vez por mês os peregrinos iam a pé até o sítio do Sr. Ernesto Bezerra que disponibilizou uma pedreira que existia em sua propriedade para que fossem produzidas as pedras que iriam compor as bases da atual igreja Matriz de nossa cidade.

   A segunda ideia era de parte da peregrinação ir até o sítio Cuieiras buscar água doce para ser usada na construção da igreja, pois a água que se disponibilizava no centro da cidade era salgada e imprópria para construção.
   Todos os fieis traziam as pedras e as águas na cabeça como forma de devoção e penitência. Parte da ideia era enviar um grupo a cada 15 dias para levantar recursos na zona rural para a construção da obra.
  Com esse espírito determinado os católicos daquela geração inauguraram o início da obra no dia 1 de novembro de 1952 através da fundação da pedra fundamental e conseguiram realizar as primeiras atividades da igreja em maio de 1958. Não houve uma inauguração oficial devido a urgência em utilizar o novo templo que começou a ser usado antes de ser totalmente concluído devido a deteriorização do antigo tempo do centro da praça.

A igreja matriz é hoje um dos principais prédios históricos do nosso município e uma das grandes obras de padre Pedro que foi um dos maiores construtores de nossa cidade, responsável também pela construção da escola Dom Miguel e da escola Paroquia. Além também da ponte que liga até hoje Glória a Limoeiro entre tantas outras obras de nosso município. O mesmo também anos depois se candidatou ao cargo de prefeito e foi eleito o 15° prefeito do nosso município e administrou entre os anos de (1959-1962).

Fonte: Socorro Lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário